Com tantas ofertas de jogos de computadores, vídeo games com jogos bastante atrativos e acesso ilimitado à internet, crianças e adolescentes estão se fechando cada vez mais em seu mundo virtual e se esquecendo da real situação de sua estrutura física. Chegam a ficar horas a fio em frente ao computador, sentados em posturas totalmente inadequadas ou deitados com notebook sempre à mão, essas crianças não praticam mais atividades físicas regularmente.

Jogos de rua e brincadeiras comuns da infância que sempre proporcionaram grande gasto energético foram substituídas por tardes no sofá à frente da televisão. O sobrepeso também é bem comum nesta faixa etária, já que não fazem atividade física e se alimentam muito mal com tantas opções dos fast foods. O resultado destas mudanças se vê no grande número de crianças e adolescentes com problemas posturais (escolioses e cifoses), fraqueza da musculatura de sustentação do corpo, pouco alongamento, diminuição da flexibilidade e dores articulares. Através do Pilates, é possível devolver à estas crianças e adolescentes a consciência corporal, fator tão importante para que eles mesmos percebam quando estão sentados de maneira errada ou apoiados apenas de um lado do corpo por exemplo.

O Pilates também proporciona melhora da postura através do fortalecimento muscular, melhora do alongamento e flexibilidade. Quanto mais cedo se começa a trabalhar a musculatura do corpo e corrigir a postura, melhor será a perspectiva de melhora. Pode-se começar a praticar o Pilates a partir dos 8 anos de idade, sem contra indicações e com grandes resultados.